O Meu nome é Duarte grego, sou natural de Borba,
(Alentejo), tenho 26 anos.
Neste momento, o meu presente passa pelo curso de
ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Terminei o secundário com 17 anos e foi também com esta idade que ingressei no
curso de Engenharia Biológica e Alimentar na Escola Agrária do Instituto
politécnico de Castelo Branco.
Penso que é importante definir alguns pontos, com o
objectivo de situar quem nos acompanha. As perguntas que me colocam
frequentemente são: O porquê da escolha do primeiro curso em que ingressei? O
porquê de ingressar no atual curso? E qual o meu objectivo, neste desafio? De certa forma são questões muito importantes
no que diz respeito à mudança dos atributos cognitivos na idade que corresponde
ao jovem adulto.
Maior parte dos jovens que terminam o secundário e
pretendem ingressar no Ensino Superior não têm definido qual o caminho que
querem seguir nas suas vidas. Atendendo que é provavelmente uma decisão que perdurará
para toda a vida, não pode ser ou pelo menos não deve ser uma decisão tomada de
ânimo leve. É com 17, 18, 19 anos que esta escolha tem de ser feita.
Passando ao meu caso em especial, posso dizer que
terminei o Ensino Secundário com uma boa média, que me permitia ingressar em
muitos cursos. Aqui surgem as primeiras dúvidas, ou ingresso num curso que me
completa e realiza ou por outro lado ingresso num curso que possivelmente me
dará maior possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Optei por escolher o
curso de Engenharia Biológica e Alimentar, uma vez que me dava grande
possibilidade de entrar rapidamente no mercado de trabalho após a sua
conclusão.
Com 22 anos termino o curso e começo de imediato a
trabalhar numa empresa que estava inteiramente relacionada com a área no qual
me tinha formado. Ao fim de dois anos e meio de estar na respectiva empresa e
já com 25 anos começo a perceber que provavelmente era naquela área que iria
passar grande parte da minha vida a qual não me satisfazia pessoal e profissionalmente.
Neste momento percebi que a minha escolha tinha sido errada e que na realidade
deveria ter optado por um curso com o qual me identificava e ao entrar no
mercado de trabalho me trouxesse um sentimento de realização e satisfação com o
que fazia.
Com 25 anos ingresso no curso de ciências do
Desporto, área pela qual sempre fui apaixonado e esta sim me preenche enquanto
ser humano.
Neste sentido e
baseado na minha experiência penso que a importante escolha do curso em que
queremos ingressar, é feita na maioria dos casos numa idade em que ao nível dos
atributos cognitivos do ser humano e face à inexperiência em relação ao mercado
de trabalho este ainda não está preparado para a fazer. É com a entrada na
idade correspondente ao jovem adulto, entre os 22 e 24 sensivelmente que os
jovens depois de passarem por algumas experiências e amadurecerem começam a ter
condições cognitivas para definir realmente qual o futuro que querem para as
suas vidas.
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