quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saúde e exercício físico na idade adulta

Apesar de ser uma fase da vida na qual os jovens atingem normalmente o pico da sua energia força e resistência, onde grande parte das funções corporais está completamente desenvolvida. Também os cinco sentidos do ser humano aparecem no auge das suas condições dos 20 aos 40 anos. No entanto é também nesta idade que a morte é mais difícil de aceitar, comparando com outras fases da vida humana. Este facto ocorre tendo como principais colaboradores o cancro, a Sida, as Doenças cardíacas, os acidentes e a violência urbana.
É na idade adulta que de uma forma geral a personalidade e o estilo de vida se torna estáveis. Estes são responsáveis pelas escolhas do individuo e pelas consequências em todas as dimensões do desenvolvimento.
Alguns estudos realizados demonstram que a saúde está directamente relacionada com vários hábitos do quotidiano. A alimentação, a actividade física sistemática, as actividades que dão prazer, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, são só alguns dos exemplos determinantes para um estado de saúde equilibrado.
A ligação entre, aspetos físicos, cognitivos e emocionais evidenciam a relação existente entre hábitos quotidianos e saúde.
O exercício físico é sem dúvida uma arma que o jovem adulto tem no combate á doença e consequente melhoria de saúde. Os Jovens Adultos que praticam de modo regular algum tipo de actividade física são recompensados por manterem um peso saudável, construir e aperfeiçoar os traços do seu corpo, fortalecer o coração e os pulmões, manter a pressão arterial em níveis adequados, diminuir a probabilidade de enfarte, A.V.C, diabetes, cancro e osteoporose.
Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento científico consideram que atividades físicas sistematizadas e regulares  podem evitar ou aliviar a ansiedade, o stress e a depressão, também se  obtém a sensação de bem estar físico, psíquico e prolongamento da expectativa de vida.

O exercício moderado traz grandes benefícios á saúde do jovem adulto, havendo uma correlação entre atividades físicas moderadas e redução na mortalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário